sábado, 20 de abril de 2013

Timebox - aumentando sua produtividade


Eu e o Toni Durden definimos que precisamos publicar artigos diariamente aqui no mude.nu e que cada um de nós ficaria responsável por escrever novos posts em dias alternados, pelo menos enquanto não tivermos outros colaboradores nos ajudando a produzir um bom conteúdo para o projeto.
O Toni escreve incrivelmente rápido e é capaz de produzir artigos de alta qualidade em um tempo que considero bastante curto.
Eu preciso de um pouco mais de tempo para pensar os meus posts e escrevê-los, mas ultimamente tenho praticado um “exercício” interessante com o objetivo de maximizar a minha produtividade e passar a produzir conteúdo para o mude.nu de maneira mais eficiente.
O exercício – na verdade uma técnica de produtividade já bastante difundida – é muito simples e apesar de já utilizá-lo em outros tipos de atividades do meu cotidiano só agora estou usando-o para me ajudar nas tarefas referentes ao blog: trata-se do conceito de timebox.
O mais adequado conceito de timebox que já encontrei em minhas pesquisas impressiona pela simplicidade e eficiência com que explica o termo:
“The inflexible period of time allotted for a specific task.”
O prazo inflexível de tempo alocado para uma tarefa específica, isso é timebox. Observe o destaque dado ao termo inflexível.
timebox 300x288 Timebox, o conceito que irá turbinar a sua produtividade
Seja inflexível com o tempo, ele é inflexível com você.
Os últimos dois dias de trabalho foram dias duros e super ocupados, de forma que não tive o tempo necessário para produzir o artigo que pretendia publicar hoje. Geralmente produzo os meus artigos em um ou mais dos seguintes horários:
  1. Logo pela manhã bem cedo, antes de começar a me organizar para ir trabalhar;
  2. Durante o meu horário de almoço;
  3. No horário da noite, após o jantar e antes de querer pegar no sono.
Diante da impossibilidade de produzir para o mude.nu nesses horário durante os dois últimos dias eu tive a ideia de compartilhar esse conceito que está me “salvando” exatamente neste momento. Enquanto me dirigia para casa após o trabalho resolvi escrever um artigo sobre timebox usando um timebox de 30 minutos.
A verdade é que a Lei de Parkinson pode ser considerada uma verdade quase absoluta:
“O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído.”
Definir prazos inflexíveis de tempos para a execução das suas tarefas te dará uma incrível vantagem: você não terá escolha e precisará executar apenas o que for absolutamente essencial para cumprir determinada atividade.
Não há muito mais o que eu possa dizer sobre esse assunto. Eu apenas acredito que esse é o “truque mágico” de algumas das pessoas mais produtivas que conhecemos. Ainda que elas não utilizem um cronômetro para gerenciar o tempo alocado para as suas tarefas eu acredito verdadeiramente que elas o fazem de maneira intuitiva.
Há muitos bons motivos para criar o hábito positivo de realizar as suas tarefas dentro de timeboxes previamente definidos por você e eu realmente acredito que você deve experimentar algo assim, ainda que apenas para algumas poucas tarefas.
Os meus 30 minutos chegaram ao fim e aqui encerro essa atividade para o bem da minha produtividade e da minha qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário